ABOUT

Sou a Mariana Guimarães, nasci em 1989, em Lisboa, e cresci ora viajando o mundo, ora perto do mar na linha de Cascais, ora perto do mar e da terra em Sesimbra, onde vivo há 6 anos. Sou portuguesa, menina do St. Julian’s School durante 18 anos, e por isso tornei-me bilingue em Inglês. Moro no campo há 6 anos.

Apaixonei-me e licenciei-me em Antropologia na NOVA e dediquei-me a estudar e experienciar o desenvolvimento, bem-estar e realização humana. Tirei o mestrado em Empreendedorismo Social na Goldsmiths’ University em Londres, e trabalhei em intervenção social, realização e desenvolvimento humano durante mais de 7 anos, com formações e experiência no terreno em Coaching, Biodanza, Metodologias Colaborativas e Participativas, Comunicação Não Violenta, Danças em Comunidade, Reiki, Terapia Multidimensional, entre outras. Trabalhei com crianças, jovens e adultos em ONGs e comunidades em Portugal, Inglaterra, Brasil, e Médio Oriente.

Dediquei-me nestes anos de trabalho social, a aprender como a arte pode acordar o que existe de melhor na vida e em cada um, independentemente das circunstâncias. A dança, a escrita e a música foram desde sempre as minhas formas de expressão. Para mim, são atalhos para o meu desenvolvimento, bem-estar e realização enquanto humana e acredito que são ferramentas que temos todos, gratuitas, e que nos conectam com quem somos.

Quando era pequena ofereceram-me um diário e desde então nunca mais parei de escrever, escrever é casa para mim.

Comecei a aprender a tocar piano aos 3 anos de idade. De criança a jovem, fiz parte do coro da escola, no qual fiz vários espetáculos incluindo solos. De 2016 até 2018 fui co-fundadora, co-compositora e cantora de NÓS VOZ, um projeto musical de concertos meditativos e interativos de regularidade mensal, com músicas originais em português, e através do qual recebi várias propostas para cantar em escolas com as crianças.

Fui-me tornando cantautora e criadora. Componho e escrevo música por encomenda, já tendo feito música para projetos artísticos e educativos, como espetáculos, documentários, jogos para crianças, aniversários, casamentos, entre outros.

Comecei a dançar desde a barriga da minha mãe que dançava com a Madalena Vitorino, em pequena no ballet e nas coreografias entre amigas e primas, e em jovem comecei a estudar e praticar vários tipos de dança, como Forró Universitário, Tango Argentino, Kizomba, Mazurka, Danças Circulares, Danças Tradicionais Europeias e do Mundo, Dança Contemporânea, Butoh, Dança-Teatro, Dança em Comunidade, Amálgama, Contacto Improvisação, Reconnect Dance, Biodanza, Danças Transe Terapêuticas, Movimento Orgânico e Autêntico, Expressão livre. Enquanto parte da Companhia Matridança e do Coletivo Mandala Crew, fiz espetáculos em Lisboa, Palmela e no Congresso Internacional de Dança da UNESCO na Grécia. Em 2018, criei o meu primeiro espetáculo, Do Mar para a Terra.

Faço regularmente música com movimento com e para crianças. Foi através da música e da dança que me convidaram para dar aulas a crianças dos 0 aos 13 anos e participar em iniciativas de educação pela arte em escolas públicas e privadas. Em 2019 tornei-me mãe, o que me tem feito descobrir um lado natural, instintivo e construtivo não apenas na maternidade, mas também na relação com outras crianças e adultos. Foi assim que surgiram também as oficinas, encontros criativos e concertos para crianças e famílias.

Em novembro de 2021 lancei o meu primeiro single, “BORA”, disponível em todas as plataformas digitais, uma música que fala sobre ter a coragem de se ser quem se é, largando o que não é nosso, para trilharmos o nosso caminho único. O meu segundo single, “CASA”, foi lançada em julho 2022, e também está disponível em todas as plataformas digitais.

Os meus espetáculos combinam a música, dança e as palavras ou poesia.

Mariana_Jul21_edit-27

VISÃO

Um mundo em que cada um é único e pleno, todos são felizes, em que se vive em muita paz, muita alegria.

MISSÃO

Despertar e inspirar para o que é mais essencial na vida e em cada um.

Mariana_Jul21_edit-19
null
info@marianaguimaraes.com
null
InstagramYouTubeVimeoWhatsapp
Mariana Guimarães
© 2022, Todos os direitos reservados.